Avançar para o conteúdo principal

O seu filho dorme pouco? Parabéns! Tem uma criança normal.


Quando estava grávida da minha primeira filha, ouvi muitas vezes que “o mundo como eu o conhecia – ia acabar”, no sentido de me quererem alertar para as modificações que a minha vida ia sofrer. E é verdade. Tudo mudou. Posso não sair tantas vezes, ter uma vida social mais limitada, estar mais condicionada em algumas atividades, dormir menos horas, mas na minha perspetiva, a minha vida mudou efetivamente, mas para melhor. Com o segundo filho, estas mudanças acentuaram-se ainda mais. As noites voltaram a ser mais curtas e o número de horas de sono, continua a ser reduzido. Mas a felicidade é a dobrar.

Uma das questões que mais preocupam e deixam os pais e as mães de cabelo em pé, é o facto das suas crianças não dormirem. Não dormirem as horas que os pais e as mães queriam. Sempre fui dorminhoca e realmente custou-me passar a dormir menos, mas a natureza tem coisas fantásticas e o nosso corpo habitua-se a isso. Obviamente, uns dias melhor que noutros. A verdade é que as crianças pequenas fazem ciclos de sono mais curtos, e uma noite inteira para elas são, preste atenção e tome nota: quatro a cinco horas. Isso mesmo. Uma criança que dorme a “noite toda”, é porque dorme quatro a cinco horas seguidas. Durante o dia o bebé pode estar acordado por pequenos períodos de 45 minutos a uma hora e meia, e fazer várias sestas, mas a “noite toda” das crianças não e decididamente o mesmo que a “noite toda” dos adultos. Por isso mamãs e papás acreditem: não fizeram nada errado, nem o vosso filho tem algum problema (salvo questões médicas avaliadas caso a caso), é normal que as crianças acordem várias vezes ao longo da noite, e em bebés mais pequeninos é até protetor. O facto de acordarem várias vezes durante a noite, reduz o risco da síndrome da morte súbita do lactente.
É certo que há outros fatores que fazem com que as crianças durmam menos horas e estejam mais rabugentas, como o nascimento dos dentes, as cólicas, ou mesmo a fralda suja, a fome, o frio ou o calor, ou simplesmente a necessidade do colo. Portanto mamãs e papás, não stressem. Respirem fundo, respondam às necessidades dos vossos filhos e aproveitem para dormir quando eles dormem também. Esqueçam a casa desarrumada, ou aquele relatório que está por acabar. Esta fase vai melhorando (ou não) e vão conseguir adaptar-se.
Fica no entanto o alerta de que à medida que crescem, a “noite toda” passa a ser um pouco maior, mas surgem outros despertares de acordo com a fase de desenvolvimento da criança. Não vale a pensa stressar, isso só aumentará as horas de espertina. As crianças são mesmo assim. E todos nós já fomos crianças.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Gravidez e vegetarianismo é uma combinação possível?

É vegetariana e engravidou. A família acha que ser vegetariana é incompatível com gravidez e comentam que “agora já não podes comer assim”. Na verdade, não é por ter engravidado que os motivos que a levaram a seguir uma alimentação vegetariana (sejam religiosos, ecológicos ou pessoais) deixam de existir. E o ser vegetariana também não é razão para deixar de engravidar. Importa ser acompanhada por um nutricionista que a aconselhe de forma correta para que mantenha a sua saúde e prejudique o crescimento e desenvolvimento do seu bebé. Ao cumprir uma alimentação que respeite todas as suas necessidades nutricionais e as do bebé, vai tirar todo o proveito da sua gravidez como as mães não vegetarianas. Apesar disto, é claro que há alguns cuidados extras necessários. Antes de tudo, é importante ressaltar que qualquer dieta vegetariana exclui o consumo de carnes, sejam elas brancas ou vermelhas. Vamos conhecer melhor as características de cada uma? Ovo-lacto-vegetarianismo  – restr

Como fazer com que as crianças comam vegetais e frutas

Tudo isto tem que começar com os pais. O exemplo que dá à mesa é uma boa maneira de melhorar a alimentação do seu filho, até porque o hábito dos mais novos é imitarem os pais… Pode dizer ao seu filho para comer sopa mas se o pai ou a mãe não comem… quase certo, a criança também não vai querer. A sopa, a salada, hortaliças e frutas nem sempre são apreciadas pelas crianças, mas também não há necessidade de transformar o momento das refeições num “campo de batalha”. Basta puxar pela imaginação e tudo é possível… Crus ou cozinhados, a fruta e os legumes são compostos por uma enorme variedade de nutrientes indispensáveis ao desenvolvimento físico e psíquico de cada criança. Por conseguinte, é preciso ter imaginação e meter mãos à obra, para confecionar os pratos mais deliciosos e ao gosto dos pequenos exigentes. O simples facto de ter alimentos saudáveis disponíveis e à vista pode estimular o seu consumo . Investigadores juntaram tigelas de fruta fresca cortada às guloseimas hab